Organização: Como usar o Trello

outubro 19, 2020

Ferramentas gratuita para organização é sempre fundamental para qualquer projeto/metal que você tenha ou até mesmo para usar no seu dia a dia com o objetivo de ser mais produtivo e organizado.

Utilizo a ferramenta do Trello já tem alguns anos e ela sempre me ajuda bastante quando eu preciso está focada em algo que tenha muitos processos a serem feitos. O meu Trello tem quadros para cada coisa na minha vida; estudos, blog e dia a dia.

 

Como o Trello funciona

Para quem não conhece o Trello é uma ferramenta que conta com um sistema de quadros virtuais para te ajudar na organização e no gerenciamento de tarefas, seguindo o método Kanban (O Kanban é um método de origem japonesa, cujo conceitos seguem em utilização de cartões – com cores diferentes –  para indicar o andamento dos fluxos de produção, muito utilizado em fábricas) Com o objetivo de ajudar a priorizar tarefas de modo claro para todos.

Organização: Como usar o Trello

Quadros

O Trello possuí quadros, que são como uma “página” dentro da plataforma.

Você pode organizar um tópico especifico, como “Estudos”, “Trabalho”, “Pessoal”  “Viagem”, você pode criar quantos quadros você precisar.

Colunas

Em cada quadro você consegue colocar colunas (listas) que vão funcionar como os tópicos daquele determinado quadro, como por exemplo, dentro do quadro “Viagem” você pode colocar listas como: documentação, roteiro, malas, etc…

Cartões

Os cartões ficam dentro das colunas que você adicionou, correspondendo a detalhes menos daquela coluna.  Por exemplo; na coluna onde você colocou documentação, você pode adicionar cartões como: Passaporte, seguro viagem, seguro saúde, visto.

Adicionar Elementos

Você pode adicionar elementos em seus cartão, isso permitirá que você tenha mais funções para te ajudar na organização como; Etiqueta, membros, cheklists, data de entrega, lembretes, imagens e outros anexos.

Etiqueta

Nas opções de etiquetas você consegue adicionar tags que podem te ajudar a filtrar suas tarefas, supondo que você tenha uma lista “blog” e nela tenha um cartão de “Postagem” e você precisa filtrar somente as postagens que precisam de revisão.

Então quando você terminar de escrever naquele cartão (ou colar um texto nele) que você precise revisar antes de postar, você vai adicionar a tag “Revisar”…. Assim, depois é só você filtrar e todos os cartões que tem conteúdo para revisar vão aparecer.

Membros

É possível adicionar membros em seus quadros ou em seus cartões. Como uso o Trello como forma de trabalho e trabalho sozinha, não preciso compartilhar meus quadros com ninguém, mas eu utilizei muito essa função do Trello quando estava fazendo meu TCC, pois precisávamos saber o que cada um já havia feito e ter acesso rápido, ao invés de ficamos pedindo um o arquivo para o outro, assim que terminávamos de escrever tal parte, subíamos o arquivo para a ferramenta e lá iria ficar disponível para todos.

Checklist

Vai fazer uma tarefa que contém várias subtarefas? Essa função é perfeita para isso! Você cria uma lista usando o checklist e conforme você for fazendo as subtarefas descritas você vai dando um check.

Uso muito essa parte no meu quadro de tarefas pessoais do dia a dia e também na produção de conteúdo. Anoto tudo que eu preciso fazer, mesmo que seja uma tarefa muito boba, como “arrumar documentos x na pasta y”

Anexos

Outra funcionalidade super essencial para mim do Trello é a opção de subir arquivos em anexo no cartão que desejar.  Uso muito para subir os posts do blog e já deixar no cartão com o nome do post, junto com as tags que quero usar, título, links externos e também anexo as imagens dos posts.

Os anexos podem ser carregados diretamente do seu PC ou celular, e também dos serviços de nuvem como o Google Drive e o Dropbox.

Outras funcionalidades

Copiar Cartão

Se você tem um cartão em uma lista (coluna) e precisa de um igual em outra lista, você pode apenas copiar o cartão e adicioná-lo em outra lista, ou até mesmo em um novo quadro.

Mover Cartão

Assim como você pode copiar o cartão para uma lista, você também pode movê-los entre elas.

Costumo fazer 3 colunas utilizando do método Kanban, criando “Preciso Produzir”, “Produzindo” e “Concluído”. Sempre que estou iniciando um projeto coloco na primeira lista, e conforme eu vou fazendo, vou movendo o cartão para as outras.

 

O Trello é uma ferramenta incrível, que pode te ajudar muito em qualquer projeto ou meta, mas para isso você precisa estruturar ele certinho para que fique o mais organizado e produtivo para você.

Além disso o Trello também tem aplicativo para celular, então você não precisa ter um computador para usar! E se você gosta ou está buscando mais sobre ferramentas que possam te ajudar para se organizar ou ser mais produtivo, separei 5 aplicativos para seu celular que vão te ajudar nisso.

Espero que tenha gostado do post e que ele tenha te ajudado!

You Might Also Like

0 comentários