Como escrever um bom post para o blog

novembro 23, 2020

Um dos maiores desafios de um blog é escrever um bom post, pois muitas pessoas ainda tem dificuldades em escrever post e não sabe a maneira certa de escrever! É necessário lembrar que os artigos do seu blog precisam ajudar os seus leitores de alguma forma, o seu conteúdo precisar ajudar alguém, e além disso ele precisa estar otimizado para que os motores de busca consiga encontrá-lo e recomendar para o seu o público-alvo.

Desenvolva um processo de criação de conteúdo, assim você vai conseguir produzir muito mais em menos tempo, e sem perder qualidade e otimização.

Dicas de como escrever um bom post para o seu blog

Como já disse anteriormente, procure desenvolver um processo de criação, e isso você só irá conseguir fazer com planejamento.  O planejamento vai te ajudar na organização do seu blog, e quando alinhado com seu processo de criação de post, ele vai ajudar você a manter o foco e não ficar fugindo do assunto, gerando também uma maior produtividade.

Como escrever um bom post para o blog

Abaixo separei algumas dicas que vão servir como uma base para que você consiga montar seu processo de produção de um post.

      1.Tópico

Anote a ideia de post que você tem! Pode ser em um caderninho, ou até mesmo em ferramentas como o trello, google keep ou um bloco de notas que você tenha. Isso vai facilitar para planejar mais sobre o assunto, e saber o que você precisa colocar no seu artigo

      2. Objetivo

Você precisa definir um objetivo para seu artigo. Lembra que eu disse que seu artigo precisa ajudar os seus leitores, então essa é a hora de você escrever qual é o objetivo que você quer passar para seu público.  O seu objetivo precisa estar presente desde o inicio do seu post, até o fim do seu post.

     3. Título

Escolher o título para o seu artigo é uma das partes mais importantes de todo o seu planejamento!  E também é a parte mais difícil de todas.  O título será o primeiro contato do seu leitor com o seu conteúdo, e isso irá definir no processo de decisão dele em clicar no seu link e ler o seu post ou não.

ATENÇÃO: O Título não vai servir apenas para dar um nome ao seu post, mas sim para conseguir chamar atenção do seu público-alvo e fazer com que o mesmo entre e consuma o seu conteúdo. Por isso é muito comum vermos post com títulos pretensiosos.

     4. Introdução

Crie introduções interessantes, que farão com que seu público tenha mais interesse ainda em seu artigo, prenda a atenção logo no começo. Conte uma história, utilize parágrafos mais curtos, use dados estatísticos, faça perguntas que serão respondidas durante o post. Crie um interesse no seu leitor.

     5. Tópicos Internos

Além do título, existem alguns subtítulos que podem ser muito importantes para agregar valor ao seu conteúdo. Então, quando for planejar seu título, planeje também subtítulos de tópicos internos que você considera importante falar sobre o conteúdo do seu artigo.

     6. Links Internos

Use links internos em seu post, sempre! Para cada post que você escrever, indique algum post que você já escrever anteriormente, isso vai fazer com que seu leitor fique por mais tempo em seu blog.

     7. Palavras-Chave

Escreva todas as palavras-chave que podem ser usadas para seu artigo.  A palavra-chave é aquilo que as pessoas costumam digitar em mecanismos de pesquisas, seja no Google, Pinterest, Youtube. E quando você adiciona palavras-chave ao seu conteúdo, vai ajudar para que esses mecanismos de pesquisas identifique o assunto do seu artigo e consiga exibi-los nos resultados de pesquisas.

    8. Meta descrição

E por último, porém muito importante: crie meta descrição para TODOS os seu post’s.  A meta descrição além do título é o que definirá se seu público irá clicar ou não em seu site e ler o seu artigo, então ela precisa conter elementos capazes de fazer com que seu público se interesse mais ainda pelo seu  conteúdo. Use palavras-chave em sua meta descrição!

 

Siga essa base de ideias e vá adaptando ao seu conteúdo. Lembre-se sempre de seguir esses passos em todos os post que você for escrevendo daqui para frente e notará uma melhora na indexação dos seus posts no Google.  Espero que você tenha gostado das dicas e que elas possam te ajudar na sua criação de conteúdo.

You Might Also Like

0 comentários